ARGOS é o esforço conjunto do OpenAIRE e da EUDAT para fornecer uma plataforma aberta para o planeamento da gestão de dados de acordo com as melhores práticas de Dados FAIR e Abertos, sem impor quaisquer barreiras para a sua utilização e adoção. É um serviço aberto e extensível, disponível como ferramenta autónoma (OpenDMP) e como serviço do OpenAIRE (ARGOS), o qual facilita a criação e gestão colaborativa de Planos de Gestão de Dados. O ARGOS permite que os utilizadores criem DMP acionáveis, os quais podem ser livremente trocados entre infraestruturas para a realização de aspectos específicos do processo de gestão de dados, segundo as intenções e o compromisso dos proprietários dos dados.

Describing data in image format: Proposal of a metadata model and controlled vocabularies é um modelo de metadados para descrição de datasets de imagens, que também pode ser aplicado à descrição de imagens individuais, se necessário. Este modelo inclui 26 descritores dos quais 9 são obrigatórios, com a inclusão de alguns vocábulos controlados em determinados descritores, como o tipo de investigação, o tipo de imagem ou o formato, entre outros.

FAIRsharing é um recurso orientado para a comunidade, com utilizadores e colaboradores de todas as disciplinas. Trabalha em conjunto com diversos stakeholders para ativar os princípios FAIR, promovendo-os através da disponibilização de normas, bases de dados e políticas.

Guia para a curadoria de dados em repositórios é uma tradução e adaptação do documento “Dataverse Curation Guide (Version 01)” de 2021 (https://doi.org/10.5281/zenodo.5579820), que fornece instruções para a curadoria de conjuntos de dados depositados em repositórios. O Guia está estruturado com base no acrónimo CURATION, e reconhece que não existe um modelo único para curadoria de dados e, por isso, apresenta três tipos comuns de serviço de curadoria de dados, seguidos de três níveis possíveis de curadoria.