ARGOS é o esforço conjunto do OpenAIRE e da EUDAT para fornecer uma plataforma aberta para o planeamento da gestão de dados de acordo com as melhores práticas de Dados FAIR e Abertos, sem impor quaisquer barreiras para a sua utilização e adoção. É um serviço aberto e extensível, disponível como ferramenta autónoma (OpenDMP) e como serviço do OpenAIRE (ARGOS), o qual facilita a criação e gestão colaborativa de Planos de Gestão de Dados. O ARGOS permite que os utilizadores criem DMP acionáveis, os quais podem ser livremente trocados entre infraestruturas para a realização de aspectos específicos do processo de gestão de dados, segundo as intenções e o compromisso dos proprietários dos dados.

Describing data in image format: Proposal of a metadata model and controlled vocabularies é um modelo de metadados para descrição de datasets de imagens, que também pode ser aplicado à descrição de imagens individuais, se necessário. Este modelo inclui 26 descritores dos quais 9 são obrigatórios, com a inclusão de alguns vocábulos controlados em determinados descritores, como o tipo de investigação, o tipo de imagem ou o formato, entre outros.

FAIRsharing é um recurso orientado para a comunidade, com utilizadores e colaboradores de todas as disciplinas. Trabalha em conjunto com diversos stakeholders para ativar os princípios FAIR, promovendo-os através da disponibilização de normas, bases de dados e políticas.

ICArEHB Open Science Handbook foi desenvolvido pelo Interdisciplinary Center for Archaeology and the Evolution of Human Behaviour (ICArEHB), contando com um capítulo dedicado à gestão de dados nos projetos e pesquisas desenvolvidos no centro. A informação apresentada sobre a gestão de dados é complementada com documentação específica à área da arqueologia, como a indicação de repositórios temáticos, por exemplo.