Políticas e estratégias institucionais de Ciência Aberta e GDI

No contexto do projeto Re.Data, dois importantes documentos apoiam instituições portuguesas na definição de políticas e estratégias de Ciência Aberta (CA) e Gestão de Dados de Investigação (GDI): o “Quadro de Referência para Políticas e Estratégias de Ciência Aberta e Gestão de Dados de Investigação” e o “Kit de ferramentas para a implementação de Políticas e Estratégias de Ciência Aberta e Gestão de Dados de Investigação”.

O Quadro de Referência foi criado como um instrumento orientador, oferecendo uma estrutura modular que pode ser adaptada por instituições do sistema científico e tecnológico aos seus contextos, servindo de base para a elaboração e implementação de políticas institucionais de CA e GDI em Portugal. Já o Kit de Ferramentas complementa esse quadro, apresentando recursos práticos – resultado da identificação e análise de 42 instrumentos online – organizados em quatro fases: Enquadramento, Definição, Implementação e Monitorização. Esses materiais foram desenvolvidos para alinhar as práticas institucionais com as diretrizes nacionais e europeias e facilitar tanto a formulação quanto a operacionalização destas políticas.

Ambos os documentos — elaborados no âmbito do consórcio Re.Data e financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia — respondem à crescente necessidade de sistematização e apoio técnico-institucional,  para a implementação eficaz de políticas de Ciência Aberta e gestão de dados em Portugal, promovendo articulação, desenvolvimento sustentável e alinhamento internacional na área.