Decorreu na passada segunda feira, dia 30 de Junho, a 2ª reunião do Grupo Nacional de Interesse em Políticas e Estratégias de Ciência Aberta. Esta reunião contou com a presença de 26 representantes institucionais, de 19 instituições de ensino superior e 8 centros de competências.
A manhã começou com a abertura, pelo Vice Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra, Professor Doutor Delfim Leão, seguida de uma breve nota sobre o enquadramento deste grupo de trabalho no projeto. De seguida, o coordenador do projeto, Pedro Príncipe, da Universidade do Minho, apresentou as linhas de ação do projeto Re.Data.
Nesta manhã de partilha, juntou-se ainda João Moreira, Diretor da FCCN-FCT, que apresentou as Políticas de Ciência Aberta da FCT e as linhas propostas para a política de dados da FCT. Juntou-se, online, a keynote speaker Joy Davidson, Diretora Associada do Digital Curation Centre, que falou sobre como definir políticas que potenciem a FAIRificação dos dados.
O final da manhã foi marcado por uma breve apresentação do Quadro de Referência para Políticas e Estratégias de Ciência Aberta e Gestão de Dados de Investigação, pelo Investigador Bruno Direito (UC) e Eloy Rodrigues, Diretor do Serviço de Documentação e Bibliotecas (UMinho), onde os participantes expuseram as suas concordâncias, dúvidas e discordâncias, numa sessão envolvente, muito interativa, com pósteres e post-its, num clima de cooperação e informalidade.
Antes de uma tarde de trabalho, houve espaço para um almoço de networking.
No período da tarde, os grupos tiveram a oportunidade de debater as diferentes fases do modelo lógico apresentado no quadro de referência, bem como fazer uma análise SWOT sobre a implementação de políticas de Ciência Aberta nas suas instituições.
Esta reunião, pioneira, conseguiu juntar vários decisores de topo para debater o futuro da Ciência Aberta em Portugal, e por isso, fez-se história.
