A adoção dos princípios FAIR promove a transparência, a reutilização e a interoperabilidade dos dados científicos, fortalecendo a qualidade e o impacto dos resultados das investigações. A correta publicação dos dados assegura também o cumprimento de políticas institucionais e de financiadores, fomentando a colaboração e a inovação.

A Rede para a gestão de Dados de Investigação abriu inscrições para três edições do workshop que versa sobre a temática “Como Publicar os Dados da Sua Investigação e Tornar os Dados FAIR“, dirigidas a diferentes áreas científicas.

Estas iniciativas apresentam-se como uma oportunidade imprescindível para investigadores, doutorandos, docentes e pessoal de apoio à investigação adquirirem conhecimentos práticos e atualizados sobre a publicação e gestão adequada de dados científicos, em consonância com os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable).

As sessões foram planeadas com foco em três áreas disciplinares distintas: Ciências Sociais e Humanas: 17 de outubro de 2025, na Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH); Engenharia e Tecnologia: 24 de outubro de 2025, no Instituto Politécnico de Bragança, e Ciências da Vida: 11 de novembro de 2025, na Universidade de Coimbra.

A participação é gratuita, com vagas limitadas, pelo que se recomenda a inscrição atempada.

Os workshops terão uma duração aproximada de 3,5 horas, combinando momentos teóricos, complementados com exercícios práticos, que facilitam a aplicação dos conceitos aprendidos. Pretende-se assim, capacitar os participantes com conhecimentos  sobre os princípios FAIR e a sua relevância na investigação, no âmbito das boas práticas de Ciência Aberta, ensinar competências para a identificação e seleção de repositórios adequados para a publicação de dados, conforme as exigências disciplinares, adquirir competências para avaliação e otimização da compatibilidade FAIR dos dados produzidos durante os projetos de investigação, e fornecer orientação na elaboração de documentação e metadados, incluindo a redação do ficheiro README, fundamental para a acessibilidade e reutilização dos dados.

O consórcio Re.Data mantém-se comprometido com a promoção das melhores práticas na gestão dos dados científicos, contribuindo para o fortalecimento da Ciência Aberta em Portugal.