O projeto do Consórcio Re.Data teve uma participação de destaque no 12.º Fórum GDI, realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, no Instituto Politécnico de Bragança, reforçando mais uma vez o seu papel estratégico na gestão de dados de investigação, no panorama nacional.
Pedro Príncipe, coordenador do Consórcio Re.Data pela Universidade do Minho, marcou presença na sessão de abertura oficial ao lado de Albano Agostinho Gomes Alves (IPB) e de João Nuno Ferreira (FCT/FCCN), sublinhando a centralidade do projeto Re.Data no movimento da Ciência Aberta.
Durante o Fórum, foram apresentados os resultados relevantes do Programa Nacional de Ciência Aberta, pelas vozes de Pedro Príncipe e Jorge Noro (Universidade de Coimbra). Contaram ainda com as intervenções de João Mendes Moreira, Filipa Pereira, Pedro Sobral e Sara Pestana da FCCN – Serviços Digitais da FCT, financiadores do projeto.
O Re.Data coordenou diversos grupos de trabalho, dedicados a temas como repositórios digitais, formação para dados FAIR e Políticas de Ciência aberta. Promoveu também flash talks sobre perfis de competências para data stewards e ações de sensibilização dirigidas a decisores.
Realizou-se a 3ª Reunião do Grupo Nacional de Interesse Especial para discutir políticas de ciência aberta e estratégias de gestão de dados de investigação, continuando assim a fomentar a colaboração e a capacitação do setor.

Esta participação reforça a posição do ReData como um ator chave no apoio à gestão de dados de investigação em Portugal, contribuindo para a construção de uma comunidade sólida e preparada para os desafios atuais.