Data Steward Coordenador

O Data Steward Coordenador estabelece, gere e mantem processos eficazes de recolha de dados de investigação, tornando-os reutilizáveis. Fornece apoio a toda a instituição em diversos domínios científicos ou no domínio especifico em que a instituição desenvolve o seu trabalho.

COMECE POR...

Quadro de referência para Políticas e Estratégias de Ciência Aberta e Gestão de Dados de Investigação

O Quadro de Referência é um instrumento orientador, com estrutura modular que pode ser adaptada por instituições do sistema científico e tecnológico aos seus contextos, servindo de base para a elaboração e implementação de políticas institucionais de Ciência Aberta e de Gestão de Dados de Investigação em Portugal. 

Saiba como desenvolver orientações para a definição e implementação eficazes de políticas de CA e GDI.

Kit de ferramentas para a implementação de Políticas e Estratégias de Ciência Aberta e Gestão de Dados de Investigação

Kit de Ferramentas que completa o Quadro de Referência, apresentando recursos práticos – resultado da identificação e análise de 42 instrumentos online – organizados em quatro fases: Enquadramento, Definição, Implementação e Monitorização. Os materiais foram desenvolvidos para alinhar as práticas institucionais com as diretrizes nacionais e europeias e facilitar tanto a formulação quanto a operacionalização destas políticas.

Reflita sobre a forma como algumas destas ferramentas podem ser aplicadas ao seu contexto. 

Rede Portuguesa de Data Stewards

A Rede Portuguesa de Data Stewards (RPDS) pretende reunir profissionais com interesses e desafios comuns na gestão de dados de investigação, promovendo um espaço de partilha, aprendizagem e colaboração. Está estruturada de forma a fortalecer a comunidade, incentivar a interação com iniciativas nacionais e internacionais, partilhar recursos e conhecimento sobre data stewardship e contribuir para a capacitação e profissionalização dos seus membros.

Esteja a par e participe ativamente na Rede Portuguesa de Data Stewards. 

Quadro de referência para a implementação dos princípios FAIR na GDI

Guia que apresenta dois eixos estruturantes: por um lado, um conjunto de orientações técnicas; por outro, um alicerce normativo robusto que enquadra a implementação dos princípios FAIR em conformidade com os objetivos da CA. Para além de detalhar cada um dos princípios e os benefícios inerentes à sua utilização pelos diferentes intervenientes do processo de gestão de dados, desmistifica e corrige interpretações erradas dos princípios, identifica ações, comportamentos e recursos necessários à FAIRificação ao longo do ciclo de vida dos dados, visa apoiar os profissionais na implementação de boas práticas, referindo ainda ferramentas indispensáveis.

Se está interessado em saber como implementar os Princípios FAIR na sua instituição, este é um recurso de aprendizagem muito completo sobre o tema.

CASO PRETENDA SABER MAIS SOBRE...

Formação de Data Stewards

Bootcamp de Formação de Data Stewards para as instituições de investigação portuguesas