Entre 20 e 26 de outubro assinala-se a Semana Internacional do Acesso Aberto, dedicada este ano ao tema “A quem pertence o conhecimento?”. O Re.Data associa-se a esta celebração com um Ciclo de Lunch Webinars que dá destaque a casos de estudo de abertura e reuso de dados científicos, numa iniciativa intitulada “Boas práticas em voz própria!”.

A Semana Internacional do Acesso Aberto desafia, em 2025, a refletir sobre como as comunidades académicas podem reafirmar o controlo sobre o conhecimento que produzem, promovendo a partilha equitativa e o acesso responsável à educação e à investigação. Numa era marcada por crescentes pressões de comercialização e pela utilização de inteligência artificial na produção e disseminação de conhecimento, importa valorizar abordagens comunitárias, transparentes e sustentáveis, lideradas por investigadores e instituições de ciência aberta.

Ao longo de três dias — de 21 a 23 de outubro, entre as 12h00 e as 13h00 — O ReData promove um conjunto de sessões online via Zoom Webinar, onde investigadores partilham, na primeira pessoa, as suas experiências na abertura e reuso de dados de investigação.

Cada sessão contará com dois convidados e um moderador, proporcionando um espaço dinâmico para troca de ideias, aprendizagens e desafios sobre a gestão e partilha de dados. As apresentações serão complementadas por momentos de participação aberta, convidando o público a debater os caminhos para uma ciência mais acessível e colaborativa.

Inscrevam-se:

Dia 21 de outubro https://videoconf-colibri.zoom.us/webinar/register/WN_4Avlqy_6SSyn8BSl1Mo-Wg

Dia 22 de outubrohttps://videoconf-colibri.zoom.us/webinar/register/WN_5qy1TTISTFqaQ1MROw3XOg

Dia 23 de outubrohttps://videoconf-colibri.zoom.us/webinar/register/WN_7UX3sHFHQs2nfqux_9a3VQ 

 

A Rede para a Gestão de Dados de Investigação continua a abrir caminho em Portugal, impulsionando o Acesso Aberto e a Ciência Aberta em Portugal e destacando o papel fundamental das comunidades que promovem práticas de partilha, transparência e inclusão no ecossistema do conhecimento.