Decorreu, na semana passada, no Campus da NOVA SBE, em Carcavelos, o Encontro Ciência 2025, o maior encontro de ciência e tecnologia de Portugal sob o tema “Ciência, Inovação e Sociedade”, onde o consórcio Re.Data esteve presente.

O coordenador do projeto, Pedro Príncipe, da Universidade do Minho, apresentou o projeto ReData, numa das sessões paralelas do evento, com o título “Estratégias e ferramentas para práticas de Dados Abertos em Portugal”. Foi também orador numa segunda sessão paralela, onde se debateu “Ciência Aberta e Acesso Aberto: práticas e políticas”.

O projeto ReData esteve igualmente presente na sessão de e-posters do evento, tendo chamado a atenção a de  “curiosos”,  o trabalho desenvolvido nas várias linhas de atuação do projeto: o Quadro de Referência, a constituição do Grupo Nacional de Interesse em Políticas e Estratégias de Ciência Aberta, bem como as acções de formação já realizadas e agendadas, e casos de estudo no âmbito da curadoria de dados. A análise dos números de participantes nas iniciativas, bem como a interação crescente com os canais de comunicação do projeto, denota o interesse da comunidade científica nestas temáticas.

A presença neste evento permitiu a partilha de contactos e experiências com diferentes investigadores e entidades, sensibilizando-os para a verdadeira importância de tornar os dados abertos na comunidade científica!