Já foi publicado o primeiro “Relatório sobre a operacionalização da Rede Portuguesa de Data Stewards” na nossa comunidade Zenodo. Este é um marco importante para o projeto Re.Data, uma vez que destaca o papel inovador da Rede Portuguesa de Data Stewards (RPDS) que pretende promover a gestão colaborativa de dados de investigação em Portugal.

A RPDS foi criada para com o objetivo de consolidar e fortalecer uma comunidade de profissionais dedicados ao apoio à gestão de dados científicos, promovendo colaboração entre instituições, formação contínua e partilha de boas práticas. Com uma estrutura organizacional participativa e sem custos de adesão, é através do envolvimento dos seus membros nas reuniões regulares que se pretende organizar sessões online e eventos que respondam às suas necessidades de cada um..

No relatório, é possível consultar com detalhe o modo de organização, funcionamento e plano de atividades da Rede, evidenciando o compromisso do Re.Data com a modernização e internacionalização das práticas de gestão de dados científicos. Este relatório é um entregável do projeto Re.Data, que tem vindo a impulsionar a gestão responsável e eficiente dos dados de investigação em Portugal. Para consultar, basta aceder a https://zenodo.org/records/16571614